SOBRE O DIDALÍ

Somos um estúdio de animação 3D, motion e design que juntou criatividade, um pouco de ambição e muita vontade de trabalhar para trazer à vida o projeto Didalí. O nome já traz em si a essência do que nos move – ao remeter à Salvador Dalí, mostramos nosso desejo de somar o real e o surreal, o cotidiano com o lúdico, a fim de tornar visível o que antes somente habitava as nossas mentes e as dos nossos clientes.

No final de 2011 fomos surpreendidos por uma galera extremamente criativa que queria comemorar o primeiro ano de seu estúdio em grande estilo. Podemos dizer que o Didalí sentiu pela primeira vez o prazer de ter um job desafiador e divertido quando o Zeropixel nos pediu para trazemos à vida uma de suas ilustrações mais inspiradas (e, por que não dizer, maluca)!
 

Logo à primeira vista a ilustração mostra bem o tipo de estúdio que é o Zeropixel – cheio de movimento e composto por uma miríade de elementos que prendem a atenção do observador. Ficamos durante um bom tempo examinando cada detalhe dos traços em busca de absorver o máximo da inspiração que deu origem à ilustração para usá-la no vídeo.

Seguindo a estética sugerida pelo Zeropixel, o cenário deveria ser claro/fundo infinito para destacar ao máximo o colorido e as formas de suas criações. Restava “apenas” definir a sequência dos elementos e quais animações e transições fariam parte do vídeo.

Sabíamos que a xícara tinha que ser o ponto de origem para o vídeo assim como ela o é na ilustração, e que os demais elementos deveriam vir em sequência (não necessariamente obedecendo à ordem do desenho original). Optamos por um passeio (dolly) para trás em take único (ou Long Take) com a câmera, onde cada novo objeto é apresentado em primeiro plano encobrindo o anterior.

As transições variaram bastante, desde aparecer vindo de um dos lados até uma composição de Reactor+Morph (pois é… Reactor!). Usamos extensivamente o Particle Flow em diversos momentos como na fumaça da xícara, nos peixinhos roxos, no rastro dos lápis, nos papéis que pegam a boneca e até para distribuir as escamas dos peixes maiores. E Path Constraint também ajudou bastante para guiar os lápis em seu passeio pela cena.

Vamos deixar um exercício mental para quem vier a ler este blog e ver o vídeo. Todos (ou quase todos?) os elementos do vídeo tem um significado – a nuvem com raio e a chuva de cubos representa a etapa de brainstorm do Zeropixel, onde muitas idéias são jogadas na mesa e algumas aproveitadas.

Aproveite também e faça uma visita ao Zeropixel. Se você curte design, branding, ilustrações e sites maneiros, lá é uma das melhores fontes pra ver essas coisas!

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In late 2011, a group of extremely creative guys who wanted to celebrate their studio’s one-year anniversary surprised us. When Zeropixel asked us to animate one of their most inspired (and why not say, crazy) illustrations, we felt, for the first time, the pleasure of having a job that was both challenging and fun!

At first glance, this illustration shows well the kind of studio Zeropixal is – full of motion, and composed of a myriad of elements that easily grab one’s attention. We spent a long time examining every detail trying to absorb some of the inspiration that led to this illustration so we could use it in the video production.

Following Zeropixel’s aesthetic suggestions, we opted for having a clear/infinite background scenario to highlight the colors and silhouettes of their creation. We “only” needed to select some elements and define the animations and transitions which would be part of the video.

We knew the cup had to be the point of origin for the video just as it is in the illustration, and that the other elements should come in sequence (not necessarily following the order of the original design). We opted for a backwards dolly in single take (or Long Take) with the camera, where each new object is displayed in the foreground obscuring the elements before it.

The transitions varied a lot, from a simple slide in from one of the screen’s sides, to a composition using Reactor+Morph (yeah, you read it right… Reactor!). We used Particle Flow extensively: in the cup’s smoke, the small purple fish, the pencil’s tracing, the flying papers around the doll, and even the distribution of the scales on the larger fish. And Path Constraint…

Here’s a mental exercise for our readers and viewers. All (or most) of the elements of the video have a meaning and represent something significant. For example, the cloud with the lightning bolt and cube raindrops represent the brainstorming stage where Zeropixel’s many ideas are thrown on the table but only some of them are actually developed further…

Enjoy and also pay a visit to Zeropixel. If you’re into design, branding, illustrations and cool websites, they’re one of the best sources out there!

A very special thanks goes to Rebecca for helping translate our convoluted portuguese text!

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